domingo, 5 de abril de 2020

Renascimento


O Renascimento foi o movimento cultural que desenvolveu por volta de 1300 e 1650 na Europa, recebendo este nome por buscar na antiguidade clássica seus ideais e a superação das heranças greco-romanas. O humanismo busca trazer a valorização do homem e da natureza, sobrepondo as crenças e a visão do teocentrismo trazidos pela Idade Média.
Brunelleschi- Santa Maria del Fiore
Para a arquitetura Renascentista, foi muito importante o domínio da matemática e da geometria, a fim de criar espaços claros e organizados, em que a pessoa possa compreender toda sua organização independente do ponto que se coloque no espaço.

Como podem ver na imagem da Catedral de Santa Maria Del Fiore, projetada pro Brunelleschi ( imagem retirada do sitehttps://pt.slideshare.net/alfaibene/brunelleschi-santa-maria-del-fiore, em que poderá compreender mais sobre esta obra arquitetônica).
Na pintura os artistas procuram desenvolver seu próprio estilo, sendo o mais realista possível, usando a perspectiva para dar a ilusão de profundidade, a luz e sombras para enfatizar ainda mais os volumes, assim como o contraste, destacando nomes como Botticelli na imagem abaixo (retirada do sitehttps://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/a-primavera-sandro-botticelli/ lá encontra a descrição da obra). O artista conseguia transmitir ritmo e movimento em suas representações.A Primavera, Sandro BotticelliUltima ceia de Leonardo Da Vinci  na obra a baixo (retirada do site https://www.infoescola.com/pintura/a-ultima-ceia/ em que você pode encontra a descrição da obra. Se destacou por ser um artista versátil, dominando várias áreas, e desenvolvendo suas próprias técnicas.
The Last Supper Restored, Leonardo Da Vinic
A criação do Homem de Michelangelo na obra abaixo (retirada do sitehttps://www.todamateria.com.br/a-criacao-de-adao-michelangelo/ em que você pode encontrar a descrição da obra), trazia em suas obras um dialogo sobre a dignidade humana.
a criação de adão
Escola de Atenas de Rafael Sanzio na obra a baixo (retirada do site https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/a-escola-de-atenas-rafael-sanzio/ em que você pode encontrar a descrição da obra). Rafael se destacou na renascença por trabalha  os ideais clássicos de beleza e harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário