quinta-feira, 2 de abril de 2020


Elementos da linguagem visual

 Formas e Linhas

O ponto é um elemento gráfico, que pode ser encontrada, por exemplo, no cruzamento de duas linhas. Para construirmos um ponto, podemos apenas encostar uma caneta sobre um papel.
Já a linha, é um importante auxiliar na construção de um desenho, podendo ser de diferentes formas, como vocês podem ver a  seguir. 
Imagem retirada do sitehttp://7dasartes.blogspot.com/2011/08/elementos-basicos-da-linguagem-visual.html lá poderá aprofundar mai seu conhecimento.

Se quiser se aprofundar mais neste conteúdo este site pode lhe ajudar http://www.ensinarevt.com/conteudos/ponto-linha/index.html

Formas Geométricas

As formas geométricas, são aquelas encontradas em nosso dia a dia, no entanto, devem ser levadas em consideração as proporções (medidas) para sua construção.
As formas geométricas planas, são aquelas que não possuem volume, ou seja, são 2D - Duas Dimensões.
Formas geométricas - O que são, conceitos, principais formas e ...
Já os sólidos geométricos são aqueles que possuem volume, ou seja, são 3D - Três Dimensões
Sólidos Geométricos: exemplos, nomes e planificação - Toda Matéria

Cores
Cores Primárias: As cores primárias são puras, ou seja, não podem ser criadas a partir da mistura de mais nenhuma outra cor. Já com a mistura delas criamos muitas outras.
Cores Secundárias: As cores secundárias são aquelas que surgem da misturas de duas cores primárias.
Cores Terciárias: As cores terciárias são aquelas que surgem da mistura de uma primária com uma secundária.







Abaixo você encontrará circulo cromático e as classificações das cores


Cores primárias: o que são, classificação e exemplos - Brasil Escola
lá você encontrará mais informações.

Cores Análogas: são as cores que estão próximas umas das outras, por exemplo, amarelo-esverdeado, amarelo e amarelo-alaranjado.

Cores Complementares: são aquelas cores que no circulo cromático estão posicionadas de lados opostos, e quando comparados apresentam maior contrastes entre si.

Temperaturas das cores
Quando pensamos em temperaturas, as cores fazem seu papel, nos passando sensações e transmitindo emoções. Esta ideia é muito usada pelos cinemas, animações e fotógrafos. O teatro se utiliza de luzes coloridas para trazer as mesmas sensações.
Cores quentes: As cores quentes são aquelas que nos provocam a sensação de calor, são elas: vermelho, amarelo e laranja.
Cores Frias: As cores frias são aquelas que nos provocam a sensação de frio, são elas: verde, roxo e azul.
Cores Neutras: são cores com pouca reflexão de luz, são cinza, branco, preto e marrom. Podendo ser usadas tanto com as cores quentes, quanto com as cores frias.

Cor Pigmento e Cor Luz

Modelos de Cor: Aditiva e Subtractiva. Qual é a diferença?
 Cor Luz                                     Cor Pigmento

Cor Luz: na cor luz, quando somamos, elas produzem a cor branca, e quando tiramos fica apenas o preto. Imagine você em um quarto com várias lampadas, uma de cada cor, se acender uma vermelha, os objetos refletirão a tonalidade avermelhada, mas quanto mais luz você acender o Branco vai aparecer, já se você apagar todas as luzes o quarto ficará preto.

Cor Pigmento: na cor pigmento, a misturas das cores produzem a cor preta e a ausência das cores aparece a branca. Imagine você colocando em um balde várias cores, uma após outra, quando misturas, surgirá o preto.

Textura: o tato é oque nos permite sentir a superfície dos objetos e das coisas ao nosso redor. Como as superfícies são diferentes, elas rebem o nome de textura, como o exemplo, de um chão com piso que apresenta a textura lisa, um chão de concreto, que é mais áspero, e um chão com tapete que se torna macio.
Textura Visual: diz respeito as diferentes técnicas usadas nas artes visuais para provocar ilusão de textura, ou seja, um desenho ou pintura, que represente uma textura, como por exemplo, a parede de uma casa que pode ser de tijolo, madeira, troncos, e essa ilusão que vai nos dar a percepção do que é feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário