terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Tempo e Espaço

Fecho os olhos e o espaço se traduz em lembranças da
infância.
As fronteiras do quintal da casa dosmeus avós eram tão
distante quanto o futuro para mim.
Perdia-me no espaço e no tempo.
Também eram grandes as fronteiras do tempo. um ano mal
cabia minha cabeça. Longas noites separavam a visita do
bom velhinho de barbas brancas.
O longo tempo encurtou o espaço.
Agora as fronteiras se cumprimentam.
A floresta encantada se transformou em um jardim de
recordações.
O longo tempo encurtou também a si mesmo.
Já consigo guardá-lo em doze meses.
O tempo voa.
Abro os olhos e estou em uma sala de aula.
Bem à minha frente vejo o tempo perdido e a imensidão
do espaco nos olhos do meu aluno.
O tempo e o espaço da criança sãomedidas guardadas na
nossa memória.
É precisorecuperá-las para compreender a criança.
Para educar, é prciso encontrar a sintonia certa.
Quando o tempo e o espaço da criança e do professor se
inscrevem em uma mesma melodia, o conhecimento surge
com leveza e é prazeroso.

Retirado do livro Educação e Cidadania A batalha de uma educação comprometida.
Texto de Teuler Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário