segunda-feira, 6 de abril de 2020

Arte Egípcia Antiguidade x Contemporaneidade

Pintura no Egito Antigo

As pinturas parietais se tornaram muito conhecidas pelo mundo, eram usada para contar a história das pessoas e auxiliar no processo de passagem para a vida pós morte. Os artistas deste período não assinavam seus trabalhos, então a maior partes das imagens, não se sabe o artista, e os poucos reconhecidos, foi de forma acidental sua descoberta. Além disso, não tinham a liberdade de criação, seguiam muitas normas e regras para sua produção, tais como, tons avermelhados para pele de homens, tons amarelados para a pele de mulheres, e quanto mais elevada era sua classe social, maior deveria ser representado em comparação a outras figuras humanas.



Exemplo de ilustração egípcia. Imagem disponível em EINAUDI, Silvia. Coleção Grandes Museus do Mundo: Museu Egípcio Cairo (Tradução de Lúcia Amélia Fernandez Baz). 1º Título. Rio de Janeiro: Folha de São Paulo, 2009. p. 94.





As principais características encontras são: a ausência da terceira dimensão, a ausência de luz e sombra e a utilização das cores convencionais; além dessas, o artista deveria ser rigoroso em seguir a Lei da Frontalidade.

A Lei da Frontalidade é a característica mais marcante na pintura egípcia. Essa regra determinava que tronco deveria ser representado de frente, enquanto a cabeça, braços e pernas eram exibidos de perfil. Os olhos também são retratados de frente, como podem ver na imagem a baixo.
Pintura no Templo de Tebas
Pintura no Templo de Tebas exemplificando a lei da frontalidade na arte egípcia

Nesta página, tem uma excelente demostração do processo de composição das pinturas nas paredes. http://arqueologiaegipcia.com.br/2017/01/22/a-lei-da-frontalidade-entendendo-as-pinturas-egipcias
As figuras humanas em retratos e esculturas seguiam formas estereotipadas (de acordo com padrões aceitos com ideais), que representavam a aparência considerada ideal e não os seus aspectos reais.

Escultura no Egito Antigo

Assim como a pintura, as esculturas também seguiam suas regras de produção, sem a liberdade de criação a quem o produzia. Suas formas eram estáticas, com ausência expressão facial, ou seja, isenta de emoções. quando representado em pé, trazia o pé direito a frente, e quando representado sentado, trazia a mão sobre a coxa.
escultura egito
Exemplares de esculturas encontradas no Egito

Arquitetura no Egito Antigo

Os túmulos egípcio são os mais conhecido, as tumbas dos primeiros faraós eram replicas de suas casas, enquanto das pessoas mais simples, eram mastabas, com um banco de pedras.
As mastabas podiam ser feitas de pedra calcária ou de tijolos brancos, possuindo em geral, uma câmara mortuária bem abaixo de sua base, que só podia ser acessada por um poço.
Egito Antigo - Parte 3 (as mastabas e o aperfeiçoamento dos ritos ...       
imagens retiradas do site https://www.antiguidadeemfoco.com/index.php/2019/09/19/egito-antigo-parte-3-as-mastabas-e-o-aperfeicoamento-dos-ritos-funerarios/

Com o passar do tempo, seu formato se transformou em pirâmide, que eram construídas maiores que o faraó antecessor para mostrar a importância e grandeza de sua presença na terra. e quanto maiores eram, mais relevantes eram os domínios técnicos de quem o construíam, pois eram feitas de enormes blocos de pedra sem o uso de nenhuma argamassa. As mais famosas são pirâmides no deserto de Gizé.Egiptologia: As pirâmides de Gizé: Características, verdades e teorias

Sendo a maior delas com mais de 146 metros de altura, juntas as piramides de Quéops, Quéfren e Miquerinos são acompanhada pela mais famosa esfinge ocupando 74 metros de comprimento.
Egito: conhecendo as Pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário